Páginas

domingo, 24 de junho de 2012

Você Pensa Muito?

Estudar jornalismo esta sendo muito esclarecedor pra mim. Algumas coisas que já tinha conhecimento, foram estudadas em sala, outras que eu desconhecia também. Por exemplo a alienação.
O que leva alguém à alienação?
Uma ideologia. ;O Hooo, não sabia, achei que as ideologias ajudavam a formar boas opiniões, e pessoas mais pensantes.
Mas na verdade, hoje em dia com toda essa correria na vida das pessoas, essa vida agitada, em que as pessoas tem muito pouco tempo pra elas mesmas, isso tudo torna a actividade de pensar uma coisa meio exaustiva, as pessoas querem práticidade, querem coisas que pensem por elas. Como por exemplo o DATENA, não tenho nada contra ele, mas todos conhecemos bem, sua forma de pensar. Ele fica ali mastigando a noticia, metendo o pau em todo mundo(O bom é que ele é boca aberta, não quer saber se é rico ou se é pobre). Ele tem a própria ideologia, opiniões formadas sob determinados assuntos.
Já algumas outras pessoas, nem do Datena gostam muito, preferem uma novelilha do globo, com uma ladra se fingindo de santa, ou mesmo "A Fazenda" da record com todos aqueles barracos. Sabe não tenho nada contra as formas de entretenimento que as pessoas escolhem para elas, o problema é que tudo isso esta as deixando alienadas, do jeitinho que um governo capitalista quer. Ainda mais aqui no Brasil, onde os políticos roubam o povo na cara larga.
A sociedade capitalista, exige alienação de seu povo, para que ele não possa questionar as coisas que acontecem em seu país. "Pra que me preocupar com politica, eu vou ver minha novela/meu jogo" é isso o que eles querem, e com uma sociedade alienada o maximo que pode acontecer, é alguém eleger o Tiririca. Nada demais não é mesmo?!
Os meios de comunicação sempre vão ser manipuladores. Por mais sutíl que seja, estão te manipulando, vão te informar o que querem que saibam, por um unico e importante motivo para manter uma sociedade capitalista. Uma sociedade alienada, passa horas na frente da tv, lê revistas de fofoca, compra coisas por modinha, e o melhor de tudo NÃO VOTA DIREITO.
Nunca se perguntaram porque nas novelas as empregadas são felizes, as riquinhas são loucas, ou problematicas, e alguém pobre inocente trabalhador sempre fica rico? Porque a sociedade precisa manter a classe baixa com essa visão de mundo que eles vendem nas novelas, porque alguem precisa ser a empregada dos riquinhos, ser analfabeto, não se importar na hora de votar, e tornar cada vez mais acentuada a diferença entres ricos e pobres no país. E fazer funcionar bem a sociedade capitalista.
Todos os dias, alguma ideologia é mostrada à vocês com o intuído, de lhes deixar mais alienados. Pare de deixar a sociedade tomar a rédeas da sua vida, assuma o controle. Só pense!

Um comentário:

  1. Apesar de ser um defensor assumido do sistema capitalista, é impossível negar o poder de manipulação que ele impõe ao povo. Na teoria o capitalismo deveria aflorar a ambição natural das pessoas, ao contrario do anarquismo ou comunismo que desmotiva esforços individuais. Porem esse poder de manipulação (presente em TODOS sistemas políticos e econômicos) acabou gerando uma sociedade medíocre que acata tudo que lhe é imposto e não busca saídas para mudar SUA PROPRIA VIDA.
    A principal critica ao capitalismo é a centralização de riquezas na mão de um pequeno grupo de pessoas. Essa critica é feita por aqueles que preferem pesquisar o que vai acontecer no próximo capitulo da novela do que lutar para fazer parte desse seletivo grupo (que por sinal considera muito conveniente este cenário)

    ResponderExcluir